O que é Citologia, os tipos de células e a teoria celular

Barbara  Mello Publicado por Barbara Mello
 -  Última atualização: 15/5/2024

Citologia, também conhecida como biologia celular, é a área da Biologia voltada para o estudo das células e suas funcionalidades. Essa disciplina é essencial para entender a natureza dos seres vivos, visto que as células representam a unidade fundamental de vida.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Uma introdução sobre o que é Citologia

Citologia é a parte da Biologia que estuda as células, que são as menores unidades que formam todos os seres vivos. Nessa área, os cientistas observam como as células são feitas e como elas funcionam, ajudando a entender desde os processos mais básicos de nossa vida diária até o desenvolvimento de doenças. Simplificando, a Citologia é como um grande estudo sobre os blocos de construção da vida.

Lembre-se dos tipos de células

1. Células Procariontes

As células procariontes são as formas de vida mais simples e antigas na Terra. Elas são caracterizadas principalmente pela ausência de um núcleo delimitado por uma membrana, ou seja, o seu material genético (DNA) fica disperso no citoplasma. Essas células não possuem organelas membranosas internas, como mitocôndrias ou retículo endoplasmático. Exemplos típicos de procariontes incluem bactérias e cianobactérias (algas azuis-verdes).

Características principais:

• Tamanho pequeno (geralmente entre 1 e 10 micrômetros).
  • Estrutura celular simples sem núcleo definido.
  • Reprodução principalmente por divisão binária rápida.

2. Células Eucariontes

As células eucariontes são mais complexas e evoluídas do que as células procariontes. Elas possuem um núcleo verdadeiro, onde o DNA é envolto por uma membrana nuclear. Além do núcleo, as células eucariontes contêm várias organelas membranosas, como mitocôndrias (responsáveis pela produção de energia), retículo endoplasmático (envolvido na síntese de proteínas e lipídios) e o aparelho de Golgi (que modifica, armazena e transporta proteínas). Os organismos eucariontes incluem todas as plantas, animais, fungos e protistas.

Características principais:

• Tamanho maior que o dos procariontes, tipicamente entre 10 e 100 micrômetros.
  • Estrutura complexa com múltiplas organelas internas.
  • Reprodução sexual ou assexual, geralmente mais complexa do que nos procariontes.

2022 08 25 18 32 26 Window

Lembre-se dos tipos de células

A Teoria Celular é uma ideia central na biologia que explica que todos os seres vivos são feitos de células. Ela foi desenvolvida no século XIX por Matthias Schleiden e Theodor Schwann, que propuseram que a célula é a unidade básica de todos os organismos. Mais tarde, Rudolf Virchow adicionou que todas as células vêm de outras células já existentes.

2022 08 25 18 06 28 Window

Essa teoria é muito importante porque ajuda a entender como os organismos são formados e como funcionam, olhando tudo a partir das células. Isso afeta muitas áreas da ciência, como a genética, que estuda como os traços são passados de pais para filhos, e a medicina, que investiga como as doenças afetam as células do corpo.

Entenda também a teoria celular

Enem 2020 (PPL)

Na tentativa de explicar o processo evolutivo dos seres humanos, em 1981, Lynn Margulis propôs a teoria endossimbiótica, após ter observado que duas organelas celulares se assemelhavam a bactérias em tamanho, forma, genética e bioquímica. Acredita-se que tais organelas são descendentes de organismos procariontes que foram capturados por alguma célula, vivendo em simbiose. Tais organelas são as mitocôndrias e os cloroplastos, que podem se multiplicar dentro da célula.
A multiplicação dessas organelas deve-se ao fato de apresentarem

A DNA próprio.
B ribossomos próprios.
C membrana duplicada.
D código genético diferenciado.
E maquinaria de reparo do DNA.