Na Antropologia e em outras Ciências Sociais entende-se por cultura toda expressão artística, musical, literária, tradições, gastronomia, de crenças, costumes, da linguagem falada e escrita, religião, mitos, rituais, e ainda o conjunto de leis e moral de um determinado povo, sociedade ou civilização.
O conceito de cultura é, portanto, ampliado e não diz respeito somente às formas de arte e comportamentos de um determinado grupo social ou às expressões artísticas eruditas. Cultura são todas as expressões artísticas de qualquer grupo social.
O gosto por determinado tipo de arte e música, as tradições, crenças e costumes são passadas aos grupos por meio da escola, do convívio social ou pela família.
A cultura é aprendida ao longo dos anos e transmitida de geração em geração. As expressões e afinidades por determinados tipos artísticos, musicais e literários podem mudar ao longo da vida.
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Cultura popular são as tradições, crenças e costumes construídos e compartilhados por um povo. A cultura popular pode ser nacional ou regional.
O carnaval é uma expressão de cultura popular nacional, pois é conhecido em todo país e fora dele inclusive, e as festas ocorrem em todo território nacional. A festa de Parintins, por sua vez, é de caráter regional e ocorre somente na cidade de Parintins, Amazonas.
A gastronomia e escolhas alimentares também se manifestam em aspecto nacional e regional. A mistura de arroz e feijão, a feijoada e a caipirinha são pratos e uma bebida que representam a cultura nacional.
A cuca, o tucupi e o acarajé, por exemplo são expressões gastronômicas das regiões Sul, Norte e Nordeste, respectivamente, e representam expressões locais e particularidades regionais dentro do território brasileiro.
A língua falada e escrita também é uma forma de expressão da cultura de um país, de uma sociedade. No Brasil, embora a língua oficial e mais falada seja o português, o idioma apresenta particularidades,expressões e sotaques de acordo com a região do país observada.
Desde a chegada dos portugueses em 1500, a cultura popular brasileira foi sendo formada com a miscigenação entre as culturas portuguesas e indígenas. Posteriormente foram incorporados elementos das culturas negras e outras culturas europeias.
As nações são um conjunto de diferentes elementos culturais e que formam as diferentes culturas nacionais.
As expressões culturais de uma sociedade não são estáticas: elas se alteram e se renovam ao longo dos anos. Novos elementos simbólicos são incorporados. As expressões musicais, artísticas e literárias, por exemplo, sofrem alterações e espelham o cotidiano da sociedade e geração em que foram produzidas.
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A definição corriqueira de cultura, geralmente, não é tão ampla e abrangente. Muitas vezes, cultura é entendida como manifestações apreciadas por indivíduos com acesso à educação formal ou como expressões artísticas eruditas e de difícil alcance das camadas mais populares.
O conceito de cultura abrange as manifestações artísticas, musicais e literárias eruditas, mas não é excludente. Todo tipo de expressão artística de um povo é cultura e está ligada a realidade social do espaço em que vivem.
Por isso, tanto música clássica quanto rap ou funk são considerados cultura. Do mesmo modo, exposições de arte e cinema alternativo são consideradas manifestações culturais, assim como novelas ou programas de humor.
A valorização de determinadas manifestações está ligada ao preconceito e exclusão social de determinados grupos. Grupos socialmente excluídos, ou considerados fora dos padrões impostos pela sociedade, também têm suas formas de expressão culturais marginalizadas e consideradas de menor importância e relevância.
O entendimento de cultura como todo o conjunto de expressões, costumes e linguagens citados colabora para a não marginalização de expressões culturais ligadas a determinados grupos.
A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. (MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.)
Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas: